1x de R$ 51,00 sem juros | R$ 51,00 |
---|---|
2x de R$ 25,50 sem juros | R$ 51,00 |
Estamos certos de que todos os educadores desejam formar alunos que, em ocasiões de conflitos interpessoais, tenham estrutura para resolvê-los de forma justa e respeitosa. No entanto, será que as ações destes colaboram para este tipo de formação? Em nossa prática percebemos que muitos professores pensam estar caminhando nesta direção e ingenuamente caminham para a formação de pessoas que possuem poucos recursos para resolver os desentendimentos que ocorrem em seus relacionamentos, e desta forma, não encontram outra maneira de enfrentar um conflito, a não ser, aceitar ser coagido ou coagir para solucionar o problema. É mais decepcionante ainda quando observamos tal fato entre os adolescentes, visto que estes estão em um momento fundamental de formação de personalidade e de busca de um sentido para suas vidas. Diante deste panorama a escola não tem condições de continuar a se omitir.
Esse livro tem o objetivo de refletir sobre o papel dos conflitos interpessoais no âmbito escolar em uma visão construtivista e as atuações dos educadores que favoreçam a formação de alunos autônomos, propondo como foco a fase da adolescência, com suas especificidades e particularidades. Para tal sugerimos que os educadores utilizem-se de estratégias imediatas com os jovens na ocasião de conflitos e outras planejadas com todo o grupo de alunos. Um trabalho sistemático e que nem sempre envolve resultados “mágicos”. No entanto, um dos caminhos que certamente pode favorecer a formação de jovens que tem condições de escolher um percurso para suas vidas, diferente da violência, agressividade ou não menos triste, da obediência e da submissão.
SOBRE A AUTORA
Vanessa Fagionatto Vicentin é psicóloga, mestre em psicologia pela Puccamp e doutoranda em psicologia escolar pelo Instituto de Psicologia da USP com estudos na área de resolução de conflitos interpessoais. Membro do GEPEM, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp e co-autora dos livros O stress no Brasil: pesquisas avançadas (Papirus 2004), Construindo saberes em educação (Editora Zouk 2005). Docente de cursos de extensão universitária e pós-graduação do Estado de São Paulo.
ISBN: 978-85-7591-102-0
Páginas: 128
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2009