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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A (IN)JUSTIÇA SOCIAL PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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De que modo a Educação Matemática pode dialogar com a justiça social, a equidade, a distribuição de renda, o desmatamento, entre outras temáticas que emergem nas sociedades atuais? Esta é uma questão que tem movido, cada dia mais, pesquisadores(as) e professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior com o intuito de relacionar o ensino de matemática às realidades das comunidades e dos(as) estudantes. Contudo, no Brasil, como em outros países, ainda há poucas publicações que se dedicam a essa discussão, inclusive, nas ações de formação inicial e continuada de professores(as). Este livro foi construído, portanto, com a finalidade de propiciar a discussão desta relação a partir de pesquisas que enfocam contextos socioculturais e educacionais distintos, bem como políticas públicas afirmativas de enfrentamento à (in)justiça social que circunda a Educação e o Ensino da Matemática. Para além desta finalidade, as pesquisas convergem, também, nas preocupações e conceitos que ancoram a Educação Matemática Crítica.

Sobre os organizadores

Guilherme Henrique Gomes da Silva é doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Rio Claro – SP. Realizou estágio de doutoramento na Rutgers, the State University of New Jersey, em Newark, Estados Unidos. Em 2017, recebeu Menção Honrosa, outorgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Prêmio CAPES de Teses – 2017, na área de Ensino. Desde 2012, é docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal – MG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) dessa mesma instituição. Seu interesse de pesquisa ocorre em duas frentes. Na primeira, busca compreender possibilidades de engajamento da Educação Matemática em questões sociais, utilizando, para tanto, a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Na segunda, o foco direciona-se para a formação de professores que ensinam Matemática.

Iranete Maria da Silva Lima é doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble – FR), com pós-doutorado em Didática da Matemática pelo Institut Français de l’Éducation – École Normale Supérieure de Lyon e em Educação, com ênfase em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora de Matemática da rede pública estadual de ensino em Pernambuco e atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na UFPE, atua na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste, no Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) do Centro de Educação. Coordena o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC), representa a UFPE no Comitê de Educação do Campo de Pernambuco e integra a Comissão Executiva do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). É líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), participa dos grupos de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) e Fenômenos Didáticos da UFPE, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) da UFPA.

Fannny Aseneth Gutiérrez Rodríguez possui Mestrado em Educação com ênfase em Educação Matemática pela Universidad Distrital Franciso José de Caldas, Bogotá, Colombia. Desde 2014 é docente da Secretaria de Educación del Distrito. Seus interesses de investigação se encontram relacionados com a Educação Matemática Crítica, com contribuição em temas de transformação e justiça social através da Educação Matemática escolar.

ISBN: 978-65-86089-84-4
Páginas: 332
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2021

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