1x de R$ 139,00 sem juros | R$ 139,00 |
---|---|
2x de R$ 69,50 sem juros | R$ 139,00 |
3x de R$ 46,33 sem juros | R$ 138,99 |
4x de R$ 36,50 com juros | R$ 146,00 |
5x de R$ 29,49 com juros | R$ 147,45 |
6x de R$ 24,82 com juros | R$ 148,92 |
7x de R$ 21,48 com juros | R$ 150,36 |
Esta obra sistematiza reflexões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre políticas de formação e de trabalho docente vinculadas a Educação do Campo e ruralidades contemporâneas, ao aprofundar e fortalecer reflexões sobre temáticas relacionadas às escolas multisseriadas, ruralidades e projetos de educação do campo. O livro resulta de parcerias acadêmico-científicas entre o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização, da Universidade Federal de Santa Maria (Gepfica/UFSM) e o Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, da Universidade do Estado da Bahia (Grapho/Uneb), através de pesquisas financiadas pelo CNPq e Fapesb.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Elizeu Clementino de Souza – Pesquisador CNPq. Doutor em Educação pela FACED/UFBA, Pós-Doutor em Educação pela FEUSP, Professor Titular do PPGEduC-UNEB (Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 – Paris 8), membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie em Formation et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Secretário Geral da ANPEd (2011/2013), Diretor Financeiro da ANPEd (2013/2015). Coordenador da Câmara de Ciências Humanas da FAPESB (2013/2015). Coordenador do Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Diretor das coleções “(Auto)biographie et Education” Editora Téraèdre/France e “Pesquisa (Auto) Biográfica e Educaçao” Editora EDUFRN-Paulus/Brasil em colaboração com Christine Delory-Mombeger e Maria da Conceição Passeggi e da coleção “Narrativas, Autobiografias e Educacção” Editoral FFyL/UBA em parceria com o LPP-CLACSO/Argentina, em colaboração com Christine Delory-Mombeger e Maria da Conceição Passeggi e dirigida por Daniel Hugo Suárez, Coordenador da Coleção “Modos de Viver, Narrar e Guardar”, Editora CRV, em colaboração com Ana Chrystina Mignot. Suas pesquisas têm se concentrado na vertente teórico-metodológica da pesquisa (auto)biográfica, ruralidades e multisseriação, com destaque para análise dos sujeitos, instituições e práticas pedagógicas de escolas rurais. E-mail: esclementino@uol.com.br
Helenise Sangoi Antunes – Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora Associado III do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Exerce atividades de pesquisa e ensino vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS. Desenvolve, na condição de coordenadora local, o Projeto de Pesquisa Interinstitucional coordenado pela Profa Dra Cleoni Barboza Fernandes (PUC/RS), intitulada: Movimentos de configuração curricular de cursos de licenciatura: dilemas e desafios nos processos formativos da Formação Inicial de Professores. Integra a Rede Nacional de Formação Continuada financiada pelo MEC/SEB. Coordenou o projeto de pesquisa: Memórias e Relatos autobiográficos de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas de alfabetização nas escolas municipais rurais do Rio Grande do Sul/RS, financiado na modalidade Auxílio a Pesquisa-APQ através de recursos financeiros do Edital Universal 2008 do CNPq. Em 2010, foi Coordenadora Institucional (UFSM) do Programa de Formação Continuada de Professores no RS – PRO-LETRAMENTO. No ano de 2012 assume a coordenação institucional na UFSM do Projeto PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pela Universidade Federal de Santa Maria financiado pelo MEC/SEB. Coordenadora do projeto Cartografias da educação básica em escolas rurais: perspectivas para a formação e atuação de professores da região central do Rio Grande do Sul, na Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 – Universal / Universal 14/2013, modalidade APq/CNPq.
E-mail: professora@helenise.com.br
SOBRE OS AUTORES:
Ana Sueli Teixeira de Pinho – Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professora da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Pesquisadora do GRAFHO/PPGEduC/UNEB/CNPq. Membro da equipe do Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas – diversas ruralidades (FAPESB/CNPq). Tem se dedicado a pesquisa sobre classes multisseriadas em escolas rurais, refletindo a questão do tempo escolar. E-mail: anasuelipinho@yahoo.com.br
Andreia Jaqueline Devalle Rech – Licenciada em Educação Especial, Especialista em Educação Especial, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, todos pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisadora do GPESP – Grupo de Pesquisa: Inclusão e Interação Social. Supervisora Pedagógica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – UFSM – MEC – SEB (2013). E-mail: prof.andirech@gmail.com
Andréia Mores – Graduação em Pedagogia; Mestrado em Educação (UFSM); Doutorado em Educação (UFRGS). Professora adjunta no Centro de Ciências Humanas e da Educação e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UCS). Participante no Observatório em Educação: Infância e Juventude e Observatório de Docência, Inclusão e Cultura Digital (UCS) e do Grupo de Pesquisa InovAval (UFRGS). E-mail: anmores18@hotmail.com
Ane Carine Meurer – Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação – Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela UFBA. Professora da Graduacao em Pedagogia, Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. E-mail: carine@smail.ufsm.br
Crystina di Santo D’Andréa – Licenciada em Pedagogia, professora aposentada da Rede Estadual de Ensino do RS. Mestre em Educacao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Pesquisadora do GEPFICA – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização. Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa /UFSM/ MEC/SEB (2013-2014). E-mail: crysdandrea@ibest.com.br
Cinthia Cardona de Ávila – Licenciada em Educação Especial. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, todos pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisadora do GEPFICA – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização. Supervisora Pedagógica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – UFSM – MEC – SEB. (2013-2014) E-mail: cinthysm@yahoo.com.br
Angela Cardoso Brollo – Professora da rede Municipal e da rede Estadual de ensino; graduada em Pedagogia pela UFSM; especialista em Gestão Escolar pela UFSM, integrante do grupo de estudos GEPFICA/UFSM e professora alfabetizadora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. E-mail: angelabrollo@bol.com.br
Daniele Barros Vargas Furtado – Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena – UFSM. Acadêmica do Curso de Pós-graduação em Gestão Educacional – UFSM. Colaboradora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Subprojeto Educação do Campo Interdisciplinar. Realiza estudos e pesquisas com ênfase Educação do Campo e Educação Infantil. E-mail: dbvfurtado@yahoo.com.br
Débora Ortiz de Leão – Licenciatura em Pedagogia. Mestrado em Educação. Doutorado em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: dboleao@gmail.com
Denise Valduga Batalha – Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Câmpus Alegrete e Professora Pesquisadora II do Curso de Pedagogia EAD da UAB/UFSM. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura (2011) e Letras – Habilitação Português/Inglês/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional; foi bolsista Demanda Social CAPES 2009 – 2011 e aluna do Curso de Doutorado em Educação pela mesma instituição.
E-mail: denisevalduga@hotmail.com
Elizandra Aparecida Nascimento Gelocha – Licenciada em Pedagogia (UFSM). Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE/UFSM). Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA/PPGE/CNPq). Atualmente, integra a Comissão Geral do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/SEB/MEC), atuando como Apoio Técnico. E-mail: elizandraang@gmail.com
Fábio Josué Souza dos Santos – Doutorando e Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, campus Amargosa, com atuação no Mestrado Profissional em Educação do Campo. Pesquisador do GRAFHO/PPGEduC/UNEB/CNPq. – Grupo de Pesquisa em (Auto)Biográfica, Formação e História Oral. Líder do OBSERVALE – Observatório da Educação do Campo na Região do Vale do Jiquiriçá/BA. Membro da equipe do Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas – diversas ruralidades (FAPESB/CNPq) e da Pesquisa Multisseriação e trabalho docente: diversidade, cotidiano escolar e ritos de passagem (FAPESB, CNPq).
E-mail: fabio13789@yahoo.com.br
Gerson Jonas Schirmer – Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2010; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2012; Formado Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2013; Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria desde 2013. Email: geogersonjs@gmail.com
Graziela Franceschet Farias – Professora Adjunta MEN/CE/UFSM. Licenciada em Geografia/UFSM, Mestre e Doutora pelo PPGE/UFSM, Pesquisadora do GEPFICA/CNPq. Atua como colaboradora na elaboração e execução do Projeto de Pesquisa: ‘Cartografias da educação básica em escolas rurais: perspectivas para a formação e atuação de professores da região central do Rio Grande Do Sul’, aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 – Universal 14/2013, modalidade APq/CNPq. Atua como Professora Pesquisadora II da UAB/UFSM. E-mail: gfranceschet@yahoo.com.br
Jussara Fraga Portugal – Professora Assistente na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI. Doutora em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa GEO(BIO)GRAFAR (Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores) e pesquisadora do GRAFHO (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral). E-mail: jfragaportugal@yahoo.com.br
Julia Bolssoni Dolwitsch – Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federa de Santa Maria, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, Doutoranda em Educação do PPGE/UFSM, Professora Pesquisadora II do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Aberta do Brasil, Professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM. E-mail: professorajulia2014@gmail.com
Juliana da Rosa Ribas – Licenciada em Pedagogia pela UFSM. Especialista em Gestão Educacional (CEGE/UFSM). Mestranda em Educação (PPGE/UFSM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA). E-mail: julianaribped@yahoo.com.br
Liane Nair Much – Professora da rede Estadual de ensino, graduada em Geografia pela URCAMP, especialista em Educação Especial( UFSM) e Gestão escolar ( UNICID), integrante do grupo de estudos GEPFICA/UFSM e Supervisora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC/UFSM. E-mail: lianemuch@gmail.com
Limber Santos – Docente e investigador del Departamento de Historia y Filosofía de la Educación y del Departamento de Enseñanza y Aprendizaje, Director de la línea de investigación Estudio de la Didáctica Multigrado (EDIMUL), Instituto de Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República. Director del Departamento de Educación para el Medio Rural (DER), Consejo de Educación Inicial y Primaria (CEIP), Administración Nacional de Educación Pública (ANEP). E-mail: limbersantos@gmail.com
Lorena Inês Peterini Marquezan – Professora Assistente do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM. Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas, Doutoranda em Educação do PPGE/UFSM. Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA). E-mail: lorenapeterini@yahoo.com.br
Luciana Carrion Carvalho – Mestranda em Educação / UFSM. Educadora Especial / UFSM, Especialista em Educação de Surdos / UNISC, Especialista em Gestão Pública e Sociedade / UFT, Professora na Escola Estadual de Ed. Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser – Ens. Médio Magistério – Formação de Professores Surdos. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização – GEPFICA/UFSM. E-mail: lucarvalho1212@hotmail.com
Mara Rita Duarte de Oliveira – Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Abaetetuba. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe/UFPA). E-mail: mrdoma@ufpa.br
Mariane Bolzan – Pedagoga (UFSM); Licenciada em Educação do Campo (UFPEL); Psicopedagoga Clínica e Institucional (UNINTER); Professora da Rede Estadual de Ensino; Mestranda em Educação (UFSM); Tutora do curso de Pedagogia UFSM. E-mail: marianebolzan@yahoo.com.br
Marijane Rechia – Possui Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário de Maringá, Pós-Graduação “Lato Senso” – MBA em Gestão de Projetos, pelo Centro Universitário de Maringá, integrante do GEPFICA/UFSM. E-mail: mjrechia@gmail.com
Marisa Dal’Ongaro – Formada em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2014; Mestranda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria em 2015. E-mail: marisa.curso@hotmail.com
Marta Nascimento Marques – Graduada em Educação Física (UNICRUZ); Especialista em Ciência do Movimento Humano-Educação Física Escolar (UNICRUZ) e Esporte Escolar (UNB); Mestre em Educação (UFSM). Atua como professora em escola de Educação Básica da rede pública Estadual desde 1998, Com a disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio. Integrante do grupo de estudos GEPFICA (UFSM). E-mail: martinhanm@yahoo.com.br
Nazareno do Socorro da Silva Oliveira – Aluno do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus Universitário de Abaetetuba-Pará. Professor da Rede Básica de Ensino do Município de Igarapé-Miri. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe/UFPA).
E-mail: nazaoliveira@bol.com.br
Thaís Virgínea Borges Marchi – Professora Educadora Especial da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, Professora Substituta do Departamento de Metodologia de Ensino, Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, Professora Pesquisadora do Curso de Pedagogia a Distância (UAB/UFSM) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA/CNPq). E-mail: thaisvirginea@gmail.com
ISBN: 978-85-7591-476-2
Páginas: 464
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2017