Fale Conosco

A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NO TEXTO LITERÁRIO

R$ 82,00
Em até 3x de R$ 27,33 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 82,00 sem jurosR$ 82,00
2x de R$ 41,00 sem jurosR$ 82,00
3x de R$ 27,33 sem jurosR$ 81,99
4x de R$ 21,54 com jurosR$ 86,16

Esta obra reúne pesquisadoras e pesquisadores que têm dedicado seus estudos à causa da leitura literária como uma das vias de formação do ser humano. Nesta coletânea, o par infância e literatura são tomados pela raiz. Significa abordar obras de autoras e autores que compreendem o quanto rende de imaginação e de lições de mundo recriar esse período da vida em suas narrativas e poemas, sem menorizar sua linguagem, sem etarismo de endereçamento. Mais ainda se volta à raiz desse gesto, quando especialistas se disponibilizam a problematizar e discutir essa literatura para a infância e adolescência, lançando pontes entre a obra e a sua recepção. As abordagens do texto literário feitas neste livro têm o cuidado necessário à mediação, por sua vez, comprometida com quem estuda a literatura infantil e juvenil, e quer ler, ouvir mais, acatar o texto literário aberto democraticamente aos diversos olhares de suas leitoras e seus leitores. Um livro fundamental, seja para rasgar mais um pouco o horizonte das práticas nas salas de aula, seja para pais e pessoas interessadas na partilha da experiência narrativa e poética.

Sobre as organizadoras:

Eliana Lucia Madureira Yunes é professora universitária (1970-2017) no país e no exterior, com formação em filologia linguística, licenciatura em semiologia linguística e literatura. Atua como crítica e investigadora, com publicações em teoria da leitura e formação de leitores. Desenvolve estudos com enfoque interdisciplinar e transdisciplinar, nas áreas de hermenêutica, letras, educação, artes, teologia e políticas públicas de leitura.

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira é doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis-SP, onde atua como professora na graduação e pós-graduação. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP); Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR); RELER – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC-Rio); Ensino e Linguagem (UFRN); e EnLIJ – Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (UERJ). Compõe o GT “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL, como vice-coordenadora.

Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, graduada em Administração e Comunicação Social. Atualmente, dirige o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer, no qual se encontra a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Coordena o programa de formação de leitores “Destrava Línguas”, para funcionários da Universidade e é pesquisadora da equipe do projeto “O Brasil que Lê”, conduzido pelo iiLer, em parceria com o Instituto Itaú Cultural e a JCastilho Consultoria.

Participam da coletânea:

Alcioni Galdino Vieira

Alice Atsuko Matsuda

Alice Áurea Penteado Martha

Cleide Antonia Rapucci

Diana Navas

Eliana Lucia Madureira Yunes

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira

Eliane Debus

Gilda Maria de A. Rocha Borges de Carvalho

Guilherme Magri da Rocha

José Carlos dos Santos Debus

Karina de Oliveira

Rosa Maria Cuba Riche

Rosana Rodrigues da Silva

Sinara Dal Magro

Silvana Augusta Barbosa Carrijo

Thiago Alves

ISBN: 978-65-86089-92-9
Páginas: 220
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2022

Contato