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POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS

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2020… ano que o mundo parou pela chegada de um vírus desconhecido. A ciência voltou-se a estudar e identificar os desafios da doença causada pelo SARS-Cov-2, da família coronavírus; a economia ficou estagnada; a cultura e arte, vezes parada ou apenas de modo virtual; a Educação – e nós, que a fazemos –, não pudemos e nem tivemos o direito de parar. Reflexo da pandemia em meio ao caos político, que sustenta a necropolítica, o neoliberalismo e, sobretudo, a banalização da vida versus morte.

Reflexo também de um contexto neoconservador, que nos põe em xeque pensar sobre as adversidades da/na educação. E é neste sentido, ou melhor, de encontrar sentido, na tentativa de (trans)bordar, trazer à tona os desafios e pensar algumas ressignificações, que os textos deste livro se inserem.

Um livro que traz marcas, identidades, reflexões… Um livro que, por ser científico, apresenta, anuncia e denuncia, diversas histórias, memórias, pesquisas, culturas, diversidades, indagações, pensamentos, convergências e divergências de diferentes regiões do Brasil, sobre as Políticas curriculares e as inovações (neo)conservadoras.

Sobre os organizadores

Ana Cláudia da Silva Rodrigues — Possui em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós- graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos – UFES. ORCID: http://orcid.org/0000- 0001-6621-1861.

Ângela Cristina Alves Albino — Professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC. Editora da Revista Espaço do Currículo. Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais (UFPB). Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2010) e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Da Sociedade, pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialista em Formação do Educador (UEPB). Graduada em Pedagogia e muito tempo de vida como Professora da Educação Básica.

Franklin Kaic Dutra-Pereira– Curriculista das Ciências da Natureza. Um dos doutores mais jovens do Brasil em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Curioso por me/se tornar professor de Química (UFCG/CES). Semeou saberes, defendeu a ciência e combate o negacionismo enquanto professor da Educação Básica (2017) e hoje professor do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da UFRB. Persistente na defesa da democracia, da universidade, da escola, da diversidade e da formação docente em Química na UFRB/CFP. Líder do Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [(auto).bio.gráficas] e Argumentação em Educação Cientícia – RESSONAR/UFRB. Membro do GEPPC/UFPB. Sócio da ABRAPEC e da SBEnQ. Repudia o neofascismo e destitui mito com conhecimento científico. E-mail: franklinkaic@ufrb.edu.br.

Maria Zuleide da Costa Pereira — Professora titular da UFPB, vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas desde 1994. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Pedagogia pela UFPB. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – SP. Pós Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora da disciplina Currículo e Trabalho Pedagógico nos cursos de Licenciaturas e atua na área de Políticas Educacionais (PE) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pesquisa as políticas curriculares da Educação Básica transversalizadas por questões que envolvem o currículo. Membro do GEPPC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares). E-mail: mzulpereira4@gmail.com

Rute Pereira Alves de Araújo — Possui graduação em Pedagogia (UEPB); Especialização em Educação (UFCG), mestrado em Letras – Literatura e Ensino – (UFCG) e doutorado em Educação (PPGE/UFPB), com pesquisa desenvolvida na linha de Políticas Educacionais/currículo.Professora Adjunta II da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG – Campina Grande/PB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, currículo, políticas curriculares, metodologia, leitura literária infantil e juvenil, lúdico e educação infantil. É pesquisadora integrante: do GEPPC/UFPB – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares e do Grão/UFCG – Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais. Integrante do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI).

Saimonton Tinôco — Curioso por conhecer as questões do desenvolvimento e da aprendizagem nos humanos, começou ensinando às crianças e agora se dedica aos professores na UFPB, Campus II, Areia/PB. Graduado em Pedagogia (UFRN), Doutor em Educação Especial (UFSCar). Líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa A[travessa]mentos (UFPB/IFSP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC (UFPB). Entende que a Ciência, sozinha, não dá conta de respostas, por isso tem se aproximado da Arte e da Filosofia enquanto campos de estudo que dialogam com a Educação. Sonha com um mundo melhor, por isso não apoia o governo que está comandando o Brasil e nem as posturas fascistas que têm se manifestado fortemente na atualidade.

ISBN: 978-85-7591-599-8
Páginas: 396
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2022

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