1x de R$ 110,00 sem juros | R$ 110,00 |
---|---|
2x de R$ 55,00 sem juros | R$ 110,00 |
3x de R$ 36,67 sem juros | R$ 110,01 |
4x de R$ 28,89 com juros | R$ 115,56 |
5x de R$ 23,34 com juros | R$ 116,70 |
PORQUE A TEIMOSIA É NOSSA LEI!
2022… Celebramos 20 anos de existência do Grupos de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares com o “X Colóquio Internacional de Política Curriculares”. A décima edição aconteceu nos dias 02, 05 e 06 de setembro do referido ano, tendo como tema: “’SEM LEI NEM REI, ME VI ARREMESSADO’ – por outros projetos políticos de currículo”. Mobilizados/as pelo soneto “A infância”, de Ariano Suassuna, e pela obra “Deusa da Justiça” do artista plástico Clóvis Junior, ambos paraibanos, problematizamos o cenário político (inter)nacional e suas implicações para as políticas curriculares nacionais, que dão significado a algumas formas de ser/estar/sentir “lançados”, sobre o que ainda não conhecemos.
Com cicatrizes e feridas, ainda abertas, pagando o preço do período pós-golpe, evidenciados na crise político-jurídica-sanitária instaurada no país e no luto não reconhecido, ousamos refletir sobre políticas curriculares em contexto tão adverso. De todo modo, no processo em que nossos pés não tocam o chão, há que se pensar em outros projetos políticos de currículo. Sugar o néctar da instabilidade, planar com a leveza das asas das borboletas e questionar: ordens, discursos, poderes e saberes que buscam sedimentar as verdades fora dos seres. Desenhos externos, exteriorizados à existência e a cultura dos tantos “eus”.
Assim, após a realização do evento segue uma síntese dos trabalhos apresentados com o objetivo de contribuir com os debates em torno das novas políticas curriculares nacionais e seguir dialogando com a comunidade acadêmica, com os/as profissionais da Educação Básica do Brasil e do exterior.
Nessa dança sem chão, arremessados em busca de outras possibilidades políticas de pensar a vida, convidamos toda gente a participar e evidenciar os seus sonhos e cantos, com “outras leis” e “sem reis”. Recompor a vida sem negar o despedaçado. Apontemos para o sol.
Sobre a organização do livro
Ana Claudia da Silva Rodrigues – Professora associada, lotada no Departamento de Fundamentação da Educação e credenciada no Programa de Pós-graduação da UFPB. Licenciada em Pedagogia com mestrado e doutorado em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Editora da Revista Espaço do Currículo. Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe. E-mail: ana.rodrigues@academico.ufpb.br.
Ângela Cristina Alves Albino – Professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC. Editora da Revista Espaço do Currículo. Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais (UFPB). Diretora Estadual da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação – Anpae/PB. Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2010) e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Da Sociedade, pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialista em Formação do Educador (UEPB). Graduada em Pedagogia e muito tempo de vida como Professora da Educação Básica. E-mail: angela.educ@gmail.com
Gessica Mayara de Oliveira Souza – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba; mestra em Educação; graduada em Pedagogia. E-mail: gessicamayara04@gmail.com
Maria Luiza Süssekind – Professora do Departamento de Didática e da Pós-Graduação em Educação da Unirio, líder do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas (ConCU/Unirio), bolsista Pesquisador Produtividade 2 CNPq e membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). E-mail: mluizasussekind@gmail.com.
Maria Zuleide da Costa Pereira – Professora associada I da área de Políticas Educacionais do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba; Pós-doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (Unimep); mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); especialista em Metodologia do Ensino Técnico pela ex-ETFPB/UFPB, hoje, IFPB; licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Pedagogia pela Universidade da Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: mzulpereira4@gmail.com
Rafael Ferreira de Souza Honorato – Professor da área de Educação, Didática e Currículo do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Políticas Educacionais (PE), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Experiências Escolares (GEPCEE/UEPB), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC/UFPB), do Fórum Permanente de Pesquisa Narrativa (Foppen/UFRJ) e membro da equipe editorial da Revista Espaço do Currículo (REC). Possui especialização em Gênero e Diversidade na Escola (2015), licenciatura em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal da Paraíba e licenciatura em matemática pela Universidade Vale do Acaraú (2011). E-mail: rafaelhonorato@servidor.uepb.edu.br
Rute Pereira Alves de Araújo – Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba; Mestre em Letras e Especialista em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande/PB. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: rute.pereira@professor.ufcg.edu.br
ISBN: 978-85-7591-746-6
Páginas: 316
Formato: 21 x 14
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024