1x de R$ 125,00 sem juros | R$ 125,00 |
---|---|
2x de R$ 62,50 sem juros | R$ 125,00 |
3x de R$ 41,67 sem juros | R$ 125,01 |
4x de R$ 32,83 com juros | R$ 131,32 |
5x de R$ 26,52 com juros | R$ 132,60 |
6x de R$ 22,32 com juros | R$ 133,92 |
Um livro que se propõe a trazer reflexões sobre percursos formativos de professoras e professores e de pesquisa formação tem muito a dizer e a nos deslocar. E esta obra traz variados temas que circulam nossas experiências cotidianas da/na/com escolas a partir da divisão em duas grandes partes. A primeira denominada “Movimentos formativos em diálogos com os cotidianos escolares” e a segunda “Pesquisas narrativas e aprendizagem da docência”. Em ambas mirei os diversos temas de tal forma que foram mobilizando minhas subjetividades.
A obra apresenta um esforço coletivo de reflexão sobre diferentes temas. Um esforço coletivo que envolve a reunião de pessoas de distâncias tão grandes. E também um esforço coletivo que está manifestado em cada texto quando modos de ser/fazer/pesquisar de grupos de professores, quando diferentes referenciais teórico-metodológicos vêm à tona. Cada artigo, mesmo que de um autor apenas, dão a ver coletivos que se mobilizaram para produzir, para pensar formas de fazer as reflexões temáticas a que se propuseram.
SOBRE OS/AS ORGANIZADORES/AS
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica – UEMA, Avaliação Educacional – UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia – FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora Adjunta III do Departamento de Educação – UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA. Bolsista Produtividade em Pesquisa – Sênior, Chamada Interna N.º 04/2021 – PPG/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias – SEMECT. Pesquisas concluídas, em andamento, publicadas em revistas qualificadas/CAPES e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de políticas públicas educacionais, formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, educação inclusiva/especial e avaliação da aprendizagem. E-mail: franc-lanenascimento@professor.uema.br.
Joelson de Sousa Morais – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2015). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2016) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA/2012). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) (https://grupopolifonia.wordpress.com) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CPNQ). Associado do GT 8 – Formação de Professores da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH). Seus estudos e pesquisas tematizam: a Formação de Professores/as; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Subjetividade Docente; Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência; Professores/as Iniciantes; Currículo; Memória, Histórias de vida e Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica em Educação. É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA. E-mail: joelson.morais@ufma.br. É Professor Permanente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED)/UFMA.
Inês Ferreira de Souza Bragança – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo. E-mail: inesfsb@unicamp.br.
ISBN: 978-85-7591-795-4
Páginas: 322
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024