Fale Conosco

AFETIVIDADE PLANEJAMENTO DO ENSINO

R$ 67,00
Em até 3x de R$ 22,33 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 67,00 sem jurosR$ 67,00
2x de R$ 33,50 sem jurosR$ 67,00
3x de R$ 22,33 sem jurosR$ 66,99
Categoria

A questão da Alfabetização e a do Letramento foi objeto de pesquisa de um grupo temático, na Faculdade de Educação/ Unicamp, formado por doutorandos, mestrandos e graduandos, que se reunia regularmente, durante o segundo lustro dos anos 80, discutindo esses temas.

A partir dos anos 90, surgiram questões que colocaram novos desafios de natureza teórica e metodológica. Um deles foi sobre a constituição do sujeito como leitor autônomo. Especificamente: por que há adultos que têm uma relação íntima com as práticas sociais de leitura enquanto que outros demonstram total afastamento dessas práticas?

Tais questões passaram a ser discutidas e logo ficou claro que se estava lidando com um objeto que extrapolava a dimensão cognitiva, cujo foco caracterizava os trabalhos até então: tratava-se de um tema que incluía a dimensão afetiva, nas relações que se constituem entre o sujeito e os diversos objetos e práticas culturais. Isso exigia uma base teórica que atendesse as demandas da pesquisa, coerente com a orientação que o grupo já havia assumido. Nesta perspectiva, o encontro com a teoria de Henri Wallon ocorreu quase que naturalmente.

Assim, o grupo foi, gradualmente, alterando o seu objeto de estudo, passando a focar a dimensão afetiva no processo de constituição do sujeito. No mesmo sentido, passou a centrar a atenção na mediação pedagógica, desenvolvida pelo professor em sala de aula, tentando identificar os inevitáveis impactos afetivos dessa mediação nas relações que se estabelecem entre o sujeito e os diversos objetos em questão. Este livro apresenta textos de pesquisa cujo eixo foca a relação entre Afetividade e o planejamento das condições de ensino/aprendizagem.

SOBRE O ORGANIZADOR

Sérgio Antônio da Silva Leite – Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular no Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordena o Grupo do Afeto, vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp. Organizou as seguintes obras relacionadas com o tema da Afetividade: “Afetividade e Práticas Pedagógicas” (Ed. Casa do Psicólogo, 2006), “Afetividade e Letramento na EJA” (Cortes Ed. 2013) e “Afetividades, as marcas do professor inesquecível” (Mercado de Letras 2019). Atua na área da Psicologia Escolar e Educacional desde 1973. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Afetividade, processo de Ensino-Aprendizagem e Pedagogia Universitária. Email: sasleite@uol.com.br.

ISBN: 978-85-7591-747-3
Páginas: 496
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2023

Contato