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A PESQUISA ACADÊMICA NO SÉCULO XXI

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Pretendemos estabelecer nesta discussão, algumas correlações entre Estado, Mercado e Pesquisa Acadêmica. Várias abordagens são possíveis a respeito do papel da universidade no sistema capitalista. Para uma abordagem mais ampla dessa questão, torna-se necessário caracterizar as diversas tendências do ideário liberal. Contudo, limitar-nos-emos a uma análise mais específica de certa evolução de ideias sobre o capitalismo ou uma perspectiva da economia política em que prevalece a defesa do mercado como ideal de auto-organização ou coordenação das atividades econômicas. Posteriormente, indicaremos como a noção de rede tende a explicar o sistema neoliberal em vários níveis de seu funcionamento. Frente ao ideário liberal recente, o caráter público da universidade e da pesquisa científica é susceptível de várias interpretações por parte dos próprios acadêmicos. A educação apresenta-se como uma forma de preparar o indivíduo para trabalhar em equipe e saber lidar com o imprevisto. O problema da pesquisa, enquanto trabalho acadêmico é compreendido em função da relação da Universidade com o mercado – as demandas empresariais. Discutiremos a Pesquisa Acadêmica, em especial, o ethos e a cultura dos acadêmicos criados pelo processo em marcha de mercantilização do conhecimento, através das pressões que exercem sobre os acadêmicos para transformá-los em novos atores (cada vez mais reais do que potenciais) do mercado mediante o desenvolvimento da pesquisa, economicamente relevante, e de atividades com fortes demandas comerciais. O conteúdo desse livro interessa a todos os envolvidos na área da educação que entendem que a Universidade não é uma Empresa e que a investigação realizada nas IES públicas não devem se voltar, na maioria das vezes, ao setor produtivo, mais especificamente, ao setor empresarial. A educação e a pesquisa acadêmica não são mercadorias de uso, valor e troca.

SOBRE A AUTORA:

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1984), habilitação em Orientação Educacional. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1988). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Desde 2003 é Pesquisadora do GEPES – Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora e Coordenadora do PPGE da Uniplac, SC. Foi Docente Pesquisadora (na condição de Professora colabo-radora) da USP – ESALQ, (2004-2005). Participa de vários conselhos editoriais de periódicos e editoras científicos. Pesquisadora do GT 11 – Políticas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. Fez um estágio pós-doutoral no IG, Unicamp, Departamento de Política, Ciência e Tecnologia, sob supervisão do Prof. Dr. Renato Dagnino. É Professora colaboradora do DPCT do I.G. da Unicamp. Pesquisadora do CNPq (2009-2010). Pesquisadora da Capes/Inep – Projeto de Investigação no Observatório de Educação (2011-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas da Educação. Possui vários livros publicados, organização de coletâneas e capítulos em obras editadas pelas editoras Átomo, Alínea, Liber e Mercado de Letras. malu04@gmail.com

ISBN: 978-85-7591-236-2
Páginas: 104
Formato: 12 x 22
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2012

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