1x de R$ 84,00 sem juros | R$ 84,00 |
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2x de R$ 42,00 sem juros | R$ 84,00 |
3x de R$ 28,00 sem juros | R$ 84,00 |
4x de R$ 22,06 com juros | R$ 88,24 |
A obra Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica traz artigos de pesquisadores de diferentes instituições/ estados do Brasil, que discutem o ensino da disciplina desde a alfabetização até o ensino médio, entrelaçando teoria e prática pedagógica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura e a escrita têm sido o eixo das discussões sobre o fracasso escolar desde o início dos anos 80, uma vez que o domínio da língua, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita, é essencial para a efetiva participação social do indivíduo, pois é por meio dela que o indivíduo pode se comunicar e exercer a cidadania, expressar-se e defender pontos de vista, ter acesso à informação e produzir conhecimento. Nessa perspectiva, ensinar Língua Portuguesa é uma tarefa, no mínimo, desafiadora, pois não se limita ao ensino de gramática normativa, vai muito além, considerando a heterogeneidade da língua e toda a sua complexidade. Nesse sentido, nosso objetivo é contribuir com a discussão sobre o quê e como se deve trabalhar Língua Portuguesa em sala de aula na Educação Básica.
Sobre os organizadores
Zenaide Dias Teixeira é Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Linguística pela mesma instituição. Obteve seu título de Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua experiência profissional abrange o Ensino Fundamental, Médio e Superior, de escolas/ Universidades públicas e privadas. É docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Kleber Aparecido da Silva é professor associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, onde leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; língua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professores de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos.
Humberto Borges é professor adjunto de Linguística e Formação de Professores de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Jataí. Bacharel em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília, obteve seus títulos de mestre e de doutorado em Linguística também pela UnB. Tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes-Print/UFSC 2019-2020).
ISBN: 978-85-7591-591-2
Páginas: 260
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2022