Fale Conosco

EDUCAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES/AS DE LINGUAGENS

Escolhemos aprendizagem como palavra de/com vida. Escrever esta orelha para este volume é um exercício desafiante e, portanto, de deslocamento da nossa zona de conforto com olhares e gestos mais ou menos viciados pela própria história que nos constitui. Num espaço em que mais de 35 % de jovens estão fora da escola e sem trabalho, como é o caso do Brasil, não há mais tempo para desculpas e deixarmos de ouvir o que se passa nos corações desse coletivo e fazermos algo educacional. Sabemos que todas as pessoas são capazes de criar diferentes valores e mudar suas condições de vida. Quem sabe, este volume 1 chegará até elas, direta ou indiretamente, e as inspirarão. Vivenciar experiências por linguagens, tecnologias atuais, percepções críticas, fazeres criativos e éticos, lutas sociais e formas outras, com alegria e mais respeito ao planeta é o continuamos a buscar. Assim, os/as autores/as desta obra se propuseram a fazer, como homenagem à Profa. Dra. Walkyria Monte Mor (USP). Ampliando as redes de conectividade com a sala de aula, a pesquisa e a sociedade de oportunidades, para quem mais precisa, caracteriza sobremaneira o que dá segmento à sua dedicação e generosidade, ao seu comprometimento e altruísmo e, à vida exemplar de orientação, amizade, inteligência testada como sendo acima da média (conforme nos confidenciou), humor e coragem, principalmente nos momentos mais difíceis.

Sobre os orgnizadores

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Campina (2005) e doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (2010). Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018 e 2019); pós-doutoramento em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina (2019-2020) e pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA (2020-2021). Seu principal campo de interesse encontra-se na ampla área da linguagem, decolonialidade e formação de professores, que também incluem gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramento e educação crítica na formação de professores; teorias e pedagogias críticas, bem como práticas decoloniais na produção do conhecimento.

Nara Hiroko Takaki é professora associada no Curso de letras e de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharela e Licenciada em Letras Modernas, Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado, doutorado e Pós-Doutorado no Programa de Estudos Linguísticos e Literários (USP). Sua experiência profissional abrange escolas de idiomas, universidades privadas e públicas. Atua na área de Linguística Aplicada, formação de professor e língua inglesa na graduação e na Pós-Graduação. Seus interesses de pesquisa orientam-se por perspectivas (auto)críticas de letramentos, transculturalidades, decolonialidades, tecnologias e justiça social/cognitiva.

ISBN: 978-85-7591-XXX-X
Páginas: 440
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024

Contato