O presente trabalho visa a propor algumas possibilidades de adaptação de atividades de livros didáticos de língua inglesa (e uma de língua portuguesa) baseadas nas teorias do letramento crítico. Para tal, discutiremos o conceito de letramento crítico aqui adotado, assim como as possibilidades para a adoção de atividades voltadas para a promoção do letramento crítico (Soares, 2014), e adotaremos a teoria sobre brechas no livro didático de Duboc (2012, 2015) para a promoção dessa perspectiva crítica de ensino. Espera-se que este artigo fomente reflexões e novas pesquisas sobre a contribuição do letramento crítico para o engajamento cidadão do corpo discente e a formação de estudantes e professores para a justiça social.
Sobre a organizadora
Érika Amâncio Caetano – Professora doutora na Faculdade de Letras da UFMG.
ISBN: 978-85-7591-865-4
Páginas: 308
Formato: PDF
Acabamento: PDF
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024