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UNIVERSIDADE, CULTURA, SABER E FORMAÇÃO

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Nas últimas décadas rápidas mudanças afetaram as referências teóricas, a produção científica, a responsabilidade política, as metodologias e as práticas no campo educacional, aguçando descompassos e conflitos entre a velocidade da técnica e da ciência e o que é inerente à natureza mesma da educação, da escola, do pensamento, do ensino, da aprendizagem e da formação. No entanto, mantemos a convicção de que é possível educar e escolarizar sem perder de vista a tradição de pensamento que, a despeito de originariamente distante no tempo, continua a se fazer presente na constituição dos saberes contemporâneos, suscitando questionamentos que transcendem a dimensão do mundo tecnológico e reafirmando, na teoria e na prática, o sentido e a possibilidade de outras formas de educar, escolarizar, estudar, ler, escrever, ensinar, aprender e formar, para além das metodologias. Essas formas passam, certamente, pela esfera do pensamento. O livro visa á compreensão das relações entre a cultura, as artes, a estética, a experiência, as ideias, o saber, a escola e a formação, do letramento à pós-graduação; bem como suas possibilidades e limites, pressupostos e implicações, em especial na formação e autoformação dos seres humanos. No movimento do pensamento, da criação e da ação, a filosofia, as letras e as artes em geral certamente têm seu sentido e razão de ser, não em termos de espaço e de poder, de locus e pot stas, mas de autoridade, autor tas, ou seja, de ato de fazer crescer, de formar seres humanos, que também exerçam um ofício, participem da vida em comum, da vida política.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ildeu Moreira Coêlho – Graduado em Filosofia (UFMG, 1968) e doutor em Filosofia (USP, 1978) – tese Sartre e a interrogação fenomenológica do imaginário, orientada por Marilena Chauí. Prof. Titular da Faculdade de Educação da UFG, aposentado. Prof. Voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação, lecionando e orientando dissertações e teses; e no curso de Filosofia do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, IFITEG. Organizador e 1º presidente do Comitê Nacional Pró-Formação do Educador (1980-1982), atual Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, Anfope. Pró-reitor de graduação, UFG (1986-1990). Organizou os livros Educação, cultura e formação: o olhar da Filosofia (2009) e Escritos sobre o sentido da escola (2013); autor de Realidade e utopia na construção da universidade (1996[1999]), de capítulos de livro, artigos em periódicos e trabalhos em anais de eventos. Organizou dossiês para a revista Inter-Ação, da FE/UFG (2007; 2012, em coautoria com Ged Guimarães). Pesquisas e publicações: filosofia, fenomenologia, Sartre, educação, cultura, formação, escola, universidade, graduação e formação de professores.

Rita Márcia Magalhães Furtado – Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, e com pós-doutorado em Sociologia da Arte (Mediação Cultural) na Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atua nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculada à linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais. Membro da ABRE (Associação Brasileira de Estética) e da SOFELP (Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa). Pesquisadora do grupo de pesquisa NEVIDA/FE/UFG, com ênfase nos seguintes temas: fundamentos da educação, licenciaturas, formação, estética, cultura, arte e imagem.

ISBN: 978-85-7591-405-2
Páginas: 248
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2017

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