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O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE – VOL. 1

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Esta obra, organizada em forma de uma Coletânea, em dois volumes, é composta por capítulos que versam sobre a análise das políticas educacionais, do Estado neoliberal e dos ataques à democracia. Assumindo uma posição crítica, os(as) autores(as) apontam para a necessária resistência e luta em defesa de uma educação socialmente comprometida com um mundo mais justo. As relações entre o Estado neoliberal e as políticas educacionais é tema de discussão ao longo da história educacional no Brasil e no mundo. Considerando a ascensão de governos extremistas e as ofensivas contra a democracia e a escola pública, essas discussões têm sido cada vez mais importantes para o entendimento do tempo presente. Somado a esses elementos também se destaca a situação da Pandemia da Covid-19, vivenciada em todo o mundo, sobretudo entre os anos de 2019 a 2021, em que as instituições educacionais foram obrigadas a paralisarem suas atividades presenciais e ofertarem um formato de ensino que ficou conhecido por “ensino não presencial”, ou “ensino remoto”, em grande parte auxiliado por tecnologias da informação e comunicação.

Sobre as organizadoras

Raquel Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Mestre em Educação (UFU); Especialista em educação continuada e a distância (UnB) e Graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais (NUFORPE). Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) no período de 2019 até os dias atuais.

Leonice Matilde Richter – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU, com Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho/PT. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD). no período de 2017 até os dias atuais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis).

Vilma Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD), no período de 2017 até os dias atuais. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES-UFU).

ISBN: 978-85-7591-706-0
Páginas: 296
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2023

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