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Preferimos começar este livro contando a história que lhe dá origem. Assim, era uma vez um grupo de pesquisadores que entendia que poderia e deveria ir além da academia, atravessar os muros da universidade e chegar à sala de aula. Ancorados no campo da Linguística Aplicada (…), o grupo se constituía em torno de preocupações a respeito de como ultrapassar a barreira entre o dizer e o fazer. Ora, isto se passa em 2003, quando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já haviam sido lançados há 5 anos e não se notavam mudanças importantes no cenário do ensino de língua materna.
A história ganhou um novo capítulo no início de 2011, quando recebemos apoio da Capes (Programa Observatório da Educação). Desde então temos trabalhado na formação continuada de professores; nossas pesquisas nos haviam mostrado que, apesar dos bons resultados que alcançávamos com as experiências com sequência didática, os trabalhos às vezes eram um pouco artificiais. Nesse ponto entra o que estamos chamando de Projeto Didático de Gênero – PDG, que dá ênfase aos processos de letramento relacionados à prática social da escrita pelos alunos.
E este livro conta um pouco disso. A primeira parte dele traz a ancoragem na didatização de gênero; na segunda, damos voz aos professores participantes do projeto, no momento em que relatam sua experiência com a construção dos PDGs e procuram também ouvir os seus alunos, que os ajudaram a desenvolver tais projetos.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Ana Maria de Mattos Guimarães – Doutora em Linguística Aplicada, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), coordenadora do Projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, com apoio CAPES/INEP/Programa Observatório da Educação. Tem inúmeras obras publicadas sobre o agir docente e sobre questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa com foco na leitura e produção textual.
Dorotea Frank Kersch – Doutora em Filologia Românica, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, pesquisadora associada do Projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, ocupa-se de questões relacionadas ao ensino de língua materna.