Fale Conosco

CARTOGRAFIAS DO TRABALHO DOCENTE

Num momento em que é comum ouvir dizer que as mazelas educacionais se devem à incompetência dos professores, Cartografias do trabalho docente pretende contrapor supostas “verdades” com estudos que procuram mapear a compreensão do trabalho docente através de novos olhares, buscando alternativas – nem mágicas, nem milagrosas –, capazes de ir além de uma representação homogeneizadora de nosso trabalho como professores e professoras.

Preparado por um grupo de professoras e professores como uma ação política, indiciando possibilidades teóricas, epistemológicas e práticas para nosso trabalho, a obra não pretende esgotar temas mas abrir portas, conectar múltiplos campos e possibilidades, produzir entradas nos temas que aborda.
Cartografias do trabalho docente teve seu título inspirado em Guatari e Deleuze. Para eles, fazer o mapa contribui para a conexão dos campos do conhecimento, para o desbloqueamento dos processos, para a sua abertura máxima, sem plano de fechamento nem esgotamento temático.

SUMÁRIO

PREFÁCIO
Roseli Pacheco Schnetzler

TRAJETÓRIA DE UM TRABALHO COLETIVO: APONTAMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA
Corinta Maria Grisolia Geraldi
Dario Fiorentini
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

PARTE I

PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONCEITOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Menga Lüdke

QUE SENTIDO HÁ EM SE FALAR EM PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO ATUAL? CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE
Adriana Dickel

O COTIDIANO DO TRABALHO DOCENTE: PALCO, BASTIDORES E TRABALHO INVISÍVEL…
ABRINDO AS CORTINAS
Adair Mendes Nacarato
Adriana Varani
Valéria de Carvalho

REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE SITUADA: BUSCANDO NOVAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Tadeu Oliver Gonçalves
Terezinha Valim Oliver Gonçalves

PARTE II

RECOLOCANDO A PESQUISA-AÇÃO EM SEU LUGAR ORIGINAL E PRÓPRIO
John Elliott

PROFESSOR COMO PESQUISADOR: O ENFOQUE DA PESQUISA-AÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E DE PROFESSORES COM DONALD SCHÖN
Silmara de Campos
Valda Inês Fontenele Pessoa
8. PARA ALÉM DA DIVISÃO ENTRE PROFESSORPESQUISADOR E PESQUISADOR ACADÊMICO
Kenneth M. Zeichner

REFLETINDO COM ZEICHNER: UM ENCONTRO ORIENTADO POR PREOCUPAÇÕES POLÍTICAS, TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS
Corinta Maria Grisolia Geraldi
Maria da Glória Martins Messias
Míriam Darlete Seade Guerra

PARTE III

PROFESSOR REFLEXIVO? APONTAMENTOS PARA O DEBATE
Junot Cornélio Matos

SABERES DOCENTES: UM DESAFIO PARA ACADÊMICOS E PRÁTICOS
Dario Fiorentini
Arlindo José de Souza Jr.
Gilberto Francisco Alves de Melo

ISBN: 85-85725-34-6
Páginas: 336
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2009

Contato