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DAS BRECHAS NO LIVRO DIDÁTICO À FORMAÇÃO CIDADÃ

O presente trabalho visa a propor algumas possibilidades de adaptação de atividades de livros didáticos de língua inglesa (e uma de língua portuguesa) baseadas nas teorias do letramento crítico. Para tal, discutiremos o conceito de letramento crítico aqui adotado, assim como as possibilidades para a adoção de atividades voltadas para a promoção do letramento crítico (Soares, 2014), e adotaremos a teoria sobre brechas no livro didático de Duboc (2012, 2015) para a promoção dessa perspectiva crítica de ensino. Espera-se que este artigo fomente reflexões e novas pesquisas sobre a contribuição do letramento crítico para o engajamento cidadão do corpo discente e a formação de estudantes e professores para a justiça social.

Sobre a organizadora
Érika Amâncio Caetano – Professora doutora na Faculdade de Letras da UFMG.

Participam da coletânea

lice Roque Gonçalves da Cruz – Graduanda em Letras/Inglês pela Faculdade de Letras da UFMG. Professora particular, atua em curso livre de inglês e em projeto de ensino bilíngue da rede municipal de Nova Lima, Minas Gerais.

Arthur Malard Frezzolino Pereira – Graduando em Letras (Licenciatura em Inglês) pela UFMG. Participante de Iniciação Científica em Linguística Aplicada.

Carolina Sueto Moreira – Mestranda em Linguística Aplicada na UFMG. Professora de português e redação. Leitora crítica, produtora e revisora de material didático. Escritora e tradutora.

Cristian Araujo – Fulbright Brasil: Assistente de Ensino de Inglês (UFMG). Graduação em Ciência Política e Estudos Latinos pela Universidade de Notre Dame.

Cristiane Veloso Costa – Mestranda em Linguística Aplicada na UFMG.

Érika Amâncio Caetano – Professora doutora na Faculdade de Letras da UFMG.

Izabella Nazário Cirilo – Graduada em Letras (Bacharelado em Edição) pela UFMG. Voluntária na Iniciação Científica intitulada “Adaptação e Elaboração de Materiais Didáticos sob o Prisma crítico-decolonial”. Professora de inglês em cursos de idiomas.

Rodrigo Arruda Costa de Oliveira – Graduando em Letras – Licenciatura em Inglês pela UFMG. Estagiário no Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE), Projeto de Extensão da UFMG, de outubro/2022 até fevereiro/2024.

Stefani Moreira Aquino Toledo – Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFMG). Professora efetiva de Língua Inglesa na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Victoria Abreu Viana – Licenciada em Letras – Inglês pela UFMG e professora da rede privada de ensino.

ISBN: 978-85-7591-865-4
Páginas: 308
Formato: PDF
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: PDF
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024

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