Fale Conosco

DISCURSO E ENSINO – A LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA

R$ 59,00
Em até 2x de R$ 29,50 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 59,00 sem jurosR$ 59,00
2x de R$ 29,50 sem jurosR$ 59,00

A coleção Discurso e Ensino é voltada para professores de Ensino Fundamental e Médio, e tem por objetivo contribuir para o diálogo em torno de práticas a serem desenvolvidas em sala de aula. A linguagem, e suas diversas formas, é o foco das discussões, pois é com a materialidade da linguagem que o professor de português, história, matemática, filosofia, e de todos os demais conteúdos curriculares trabalha. Apresentamos, aqui, questões relacionadas ao funcionamento da linguagem e relativas à interpretação, resultantes da experiência adquirida pelo grupo de autores com cursos de formação continuada de professores. Consideramos que a relação teoria-prática é fundamental para a atividade em sala de aula, e, por esse motivo, apresentamos, em todos os textos, uma reflexão teórica feita a partir de uma prática. Essa apresentação conjunta se mostrou muito eficaz tanto nos cursos ministrados para professores, como em aulas ministradas a alunos de Ensino Médio, dentro do programa “Ciência e Arte nas Férias”, promovido pela Unicamp. São três os volumes que compõem a coleção: Discurso e Ensino: o cinema na escola, Discurso e Ensino: práticas na língua e Discurso e Ensino: a língua inglesa na escola.

Nesta obra, os autores discutem, questões históricas e ideológicas relativas à presença da língua inglesa no currículo escolar e no território brasileiro. Essas questões são trabalhadas a partir de análises de alguns aspectos da história da Inglaterra e dos Estados Unidos e suas relações com o Brasil. Apresentamos, ao final de cada texto, uma proposta de atividades a serem realizadas em sala de aula. Ressaltamos que as pesquisas realizadas para a escrita desse livro nos proporcionaram conhecimentos interessantes sobre nossa língua materna, o Português, e também sobre história, geografia, filosofia e história do cinema.

TEMAS APRESENTADOS NA OBRA:

A HISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL
Dörthe Uphoff

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LE E O OBJETO DE ENSINO
Carmen Zink Bolognini

A EXPANSÃO DA LÍNGUA INGLESA
Ian Oliveira de Assis

O NASCIMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO: A CONTRIBUIÇÃODE O NASCIMENTO DE NAÇÃO NA FORMAÇÃO DE HÁBITOS DEPRODUÇÃO E CONSUMO DO CINEMA AMERICANO
Davi Faria De Conti

PRESENÇA DOS INGLESES NO BRASIL: EFEITOS NA/DA LÍNGUA(GEM)
Simone Hashiguti

INGLÊS E O SILENCIAMENTO DOS POVOS
Cássia Cristina Furlan e Adilson D. Biazotto

O PROCESSO DISCURSIVO DE DESIGNAÇÃO DE PESSOAS: DETERMINAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL DO NOME PRÓPRIO
Lauro José da Cunha

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

SOBRE OS AUTORES:

Adilson Biazotto é mestre em Lingüística Aplicada – Unicamp
Cássia Cristina Furlan é Mestranda em Lingüística Aplicada – Unicamp
Dörthe Uphoff é Doutoranda em Lingüística Aplicada – Unicamp
Simone Hashiguthi é Doutoranda em Lingüística Aplicada – Unicamp
Davi Faria de Conti é Licenciado em Letras – Unicamp
Ian de Assis é Mestrando em Lingüística Aplicada – Unicamp
Carmen Zink Bolognini é Docente do Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp

ISBN: 978-85-7591-076-4
Páginas: 60
Formato: 21 x 28 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2009

Contato