1x de R$ 169,00 sem juros | R$ 169,00 |
---|---|
2x de R$ 84,50 sem juros | R$ 169,00 |
3x de R$ 56,33 sem juros | R$ 168,99 |
4x de R$ 44,38 com juros | R$ 177,52 |
5x de R$ 35,85 com juros | R$ 179,25 |
6x de R$ 30,17 com juros | R$ 181,02 |
7x de R$ 26,11 com juros | R$ 182,77 |
8x de R$ 23,07 com juros | R$ 184,56 |
9x de R$ 20,71 com juros | R$ 186,39 |
O desafio de examinar o ensino da literatura na contemporaneidade está, neste livro, plenamente vencido, o que não é tarefa fácil, se atentarmos para o caráter da arte no esquadro das ingerências tecnológicas dispostas pelos meios digitais. Somemos a isso a pluralidade de manifestações culturais que convive hoje com a expressão literária, e temos um tabuleiro de jogos muito complexos. De posse da importância da literatura na formação do humano, das suas peculiaridades e modos de leitura, segundo gêneros e público a que se destina, dos espaços que ela vem ocupando no âmbito acadêmico e nas demais instâncias educacionais e sociais, quatro seções organizam as reflexões: a primeira discute fundamentos, noções e conceitos do campo, com vistas a legitimar produção e recepção; as três seguintes questionam a realidade nos diferentes níveis de ensino, da formação docente a seu exercício no Ensino Básico. Temos, pois, referências teóricas, históricas e críticas, ao lado de relatos de experiências práticas e sistematização de dados empíricos.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Diógenes Buenos Aires – Doutor e Mestre em Letras (PUCRS), Pós-doutorado na Universidade de Passo Fundo (UPF), Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação e no Mestrado em Letras, e Professor do Programa de Pós-graduação em Letras (UFPI). Membro do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil (ANPOLL) e dos Grupos de Pesquisa em Literatura, Leitura e ensino (UESPI), A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ) e da RELER – IILER / PUCRio – Cátedra Unesco de Leitura. Publicou As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais (Edufpi) e A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil (Edufpi / CRV).
Francisco Neto Pereira Pinto – Psicanalista e contista. Doutor e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professor no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, onde coordena a Liga Araguainense de Psicanálise e Educação. Foi um dos organizadores da coletânea Panorama contemporâneo das pesquisas em ensino da literatura, publicado em 2016, pela EDUFCG, e, em 2018, publicou o primeiro livro de contos Sobre a vida e outras, pela editora In House.
Luiza Helena Oliveira da Silva – Professora da Universidade Federal do Tocantins, lecionando nos Programas de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) e Programa de Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT). É doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, tendo realizado estágio pós-doutoral em sociossemiótica com Eric Landowski (CNRS). Desenvolve pesquisas em semiótica aplicada principalmente ao ensino de língua e literatura. E-mail: luiza.to@uft.edu.br
Márcio Araújo de Melo – Possui graduação em Letras – Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Professor da Universidade Federal do Tocantins. Atua como coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras: ensino de língua e literatura da UFT, campus de Araguaína. É professor do ProfLetras e membro do GT / Anpoll Literatura e ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, literatura brasileira e literatura.
ISBN: 978-65-86089-60-8
Páginas: 676
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2021