Fale Conosco

LETRAMENTO E TECNOLOGIA EM PESQUISA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

R$ 59,00
Em até 2x de R$ 29,50 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 59,00 sem jurosR$ 59,00
2x de R$ 29,50 sem jurosR$ 59,00

Esta obra, organizada pelos grupos de pesquisa (GEREL) Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens e (EDUCID) Educação Especial, Inclusiva e Diversidade, se constitui como espaço de reflexão sobre a formação docente e os desafios enfrentados nos diversos contextos educacionais. Os retratos e as cenas de espaços pedagógicos mostram como os movimentos formativos inquietam pesquisadores a se debruçarem sobre as práticas e os discursos produzidos na sala de aula atravessando a teoria e cotidianidade dos sujeitos que estão ali, porque ainda acreditam que a educação ainda é uma possibilidade de sonhar e conhecer outros mundos, seja através da recepção do literário no livro didático, seja no reconhecimento de si e dos seus direitos. Por isso, temas como: leitura e formação do leitor-professor; leitura literária; letramento da leitura; ensino e aprendizagem da inferência; formação continuada; pesquisa-ação; metodologias emergentes; socialização nas redes de solidariedade familiar e comunicação dialógica são aqui pensados como um investimento e suporte para as pesquisas acerca da formação docente.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Áurea da Silva Pereira – Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação, Campus II.

Claudia Paranhos de Jesus Portela – É pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação FACED / UFBA (2019), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC / UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL / PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial- CELAEE / Cuba e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999-2002).; Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994). É pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação FACED / UFBA (2019), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC / UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL / PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial – CELAEE / Cuba e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 – 2002); Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994).

Maria de Fátima Berenice da Cruz – Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente lidera o grupo de pesquisa GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens) e atua na linha (Auto)biografias literárias como recurso de resiliência.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Eider Ferreira Santos – Mestre em Crítica Cultural (Letras) pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB.

Heridan de Jesus G. Pavão Ferreira – Doutora em Informática na Educação, UFRGS.

Jussara Figueiredo Gomes – Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia.

Kathia Marise Borges Sales – Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela UFBA.

Luís Vicente Ferreira – Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia), PUCSP; estágio de pós-doutorado em Neuroeducação, San Miniato (Firenze/Itália).

Marcos Bispo dos Santos – Doutor em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia.

Maximiano Martins de Meireles – Doutor em Educação no PPGEduc / UNEB.

Miguel Angel Garcia Bordas – Pos-Doutorado em Sociosemiótica na Universidade Autonoma de Barcelona, UAB.

Nilma Lemos Barreto Santos – Mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, Campus V.

Raimunda Ramos Marinho – Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Uiara Ferreira da Silva – Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, pela Universidade Estadual da Bahia.

Verbena Maria Rocha Cordeiro – Pós-doutorado em Teoria da Literatura pela PUCRS.

ISBN: 978-65-86089-28-8
Páginas: 172
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2021

Contato