Fale Conosco

LITERATURA E ENSINO MÉDIO – ACERVOS, GÊNEROS, PRÁTICAS

R$ 64,00
Em até 3x de R$ 21,33 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 64,00 sem jurosR$ 64,00
2x de R$ 32,00 sem jurosR$ 64,00
3x de R$ 21,33 sem jurosR$ 63,99

A classificação em gêneros, e a apreciação deles, portanto, conta com o conjunto das experiências e expectativas do leitor. Alguns ele conhece mais. Outros, menos. Certos gêneros são mais apropriados a determinadas etapas de seu desenvolvimento. Outros, menos. Por ser assim, estimular a consideração dos gêneros literários promove a reflexão sobre a literatura em sua diversidade e dinamicidade, ao instigar a observação do que, em cada gênero, se mostra instável e daquilo que parece ser residual. Gêneros são expressões literárias nascidas de distintos olhares que o homem dirige ao mundo e a si mesmo.
É por essa razão que os editais do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério de Educação estabelecem e discriminam os diferentes gêneros literários que devem compor cada acervo de livros destinados às escolas públicas do país. Ao fazê-lo, tem favorecido que alguns gêneros, relegados pela escassa oferta editorial, voltem aos catálogos e aos leitores, recobrando a atenção perdida e devida. Para refletir sobre essa orientação, alguns dos artigos que integram este livro têm por foco a análise dos textos escolhidos. Outros, porém, dedicam-se a pensar o processo de escolarização de títulos representativos dos diversos gêneros que passaram a integrar o acervo do PNBE 2009. (Lígia Cademartori)

Sobre os autores

Aparecida Paiva – Doutora em Letras/Literatura Comparada pela UFMG, professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Berta Lúcia Tagliari Feba – Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e professora da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP) e de Educação Básica II.
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira – Doutora em Letras pela Unesp, campus Júlio de Mesquita Filho, professora da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), nos cursos de Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.
Hércules Tolêdo Corrêa – Doutor em Educação pela UFMG, professor do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Homero José Vizeu Araújo – Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), professor do Instituto de Letras dessa mesma instituição.
Raquel Beatriz Junqueira Guimarães – Doutora em Letras/Estudos Literários pela UFMG, professora da PUCMINAS.
Renata Junqueira de Souza – Doutora em Letras pela Unesp, campus Júlio Mesquita Filho, professora visitante da Universidade do Minho, Portugal e da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente (Unesp) onde coordenada o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – CELLIJ.
Rildo Cosson – Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Silvana Maria Pessôa de Oliveira – Doutora em Letras/Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, professora da Faculdade de Letras dessa mesma instituição.
Thiago Alves Valente – Doutor em Literatura e Vida Social pela Unesp, ampus Júlio de Mesquita Filho de Assis, professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP em Cornélio Procópio.

ISBN: 978-85-7591-189-1
Páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2011

Contato