Como professores e pesquisadores vinculados à Universidade Federal de São Carlos (SP) e à Secretaria Municipal de Educação deste município, propomos, aqui, a literatura como eixo transversal em projetos de letramento interdisciplinares na Educação Infantil. Vemos, nas mais diversas expressões literárias, o potencial de mobilizar, tanto as diferentes linguagens, como diferentes temáticas, sejam a resolução de problemas, a história e a geografia, as questões étnico- raciais, entre outras. Tratamos, ainda, de oferecer – pensando particularmente naqueles (as) professores (as) que atuam nesse segmento primordial da Educação – por um lado, a oportunidade da reflexão a respeito de diferentes temáticas que atravessam o cotidiano da Educação Infantil; por outro lado, a oportunidade do acompanhamento de relatos de práticas de pesquisa e de sala de aula, entendendo, de resto, a íntima relação entre teoria e prática, entre prática educacional e pesquisa, e visualizando os(as) professores(as) como constantes pesquisadores que, ao se darem conta desse seu papel, poderão mais e mais sistematizar sua pesquisa e aprimorar, com isso, sua prática educacional.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Ariane Ranzani é professora da rede municipal de Educação Infantil de São Carlos/ SP. É pesquisadora do Grupo LEETRA (CNPq) e autora da tese “Atividades de letramento na Educação Infantil: o trabalho com a literatura como elo entre as modalidades oral e escrita”. Foi formadora e supervisora do PNAIC/UFSCar, formadora no CeFPE/São Carlos/SP, vice-coordenadora, tutora e professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil”.
Hermes Talles dos Santos Brunieri é professor adjunto do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É membro do grupo de pesquisa LEETRA (CNPq). Atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, ensino gramatical, formação de professores e formação por áreas do conhecimento. Atuou como professor no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).
Maria Sílvia Cintra Martins é professora sênior do Departamento de Letras/ UFSCar. É pesquisadora PQ/CNPq e líder do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). É autora de “Oralidade, escrita e papéis sociais na infância” (PNBE) e do aplicativo “A caça ao tigre-de-Bengala e outros animais em extinção’’, entre diversas outras publicações. Atuou como coordenadora e professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).
Sandra Regina Buttros Gattolin é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas áreas de interesse em pesquisa são a educação linguística crítica, a formação de professores de língua estrangeira, a avaliação em língua estrangeira e os letramentos críticos. Atuou como professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).