Fale Conosco

O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – O CEARÁ EM FOCO

R$ 137,00
Em até 3x de R$ 45,67 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 137,00 sem jurosR$ 137,00
2x de R$ 68,50 sem jurosR$ 137,00
3x de R$ 45,67 sem jurosR$ 137,01
4x de R$ 35,98 com jurosR$ 143,92
5x de R$ 29,07 com jurosR$ 145,35
6x de R$ 24,46 com jurosR$ 146,76
7x de R$ 21,17 com jurosR$ 148,19

Durante a maior parte do século XX o ensino da língua espanhola esteve praticamente ausente de nossas escolas e, em consequência, apagado da memória de muitos especialistas da área, sejam eles professores, pesquisadores ou tradutores, por exemplo. E não é de se estranhar, pois se temos pouca história, parece normal termos também pouca lembrança dela.

Entretanto, as últimas três décadas parecem ter despertado – ao menos parcialmente – em muitos dos que atuamos nesses campos a importância de manter viva e presente a trajetória do ensino de espanhol no Brasil, levando-nos a ressaltar uma visão crítica e científica do que já se realizou, dos problemas enfrentados, das dificuldades superadas, dos êxitos alcançados, dos insucessos obtidos e, sobretudo, da experiência adquirida (positiva e negativa) com o propósito tanto de aprendermos do passado para melhor entendermos o momento presente, quanto para podermos projetar um futuro mais promissor.

Nesse sentido, vimos surgir uma atitude favorável e um ambiente bastante propício para a realização de pesquisas de maior ou menor fôlego nas áreas de história do ensino de línguas, de políticas linguísticas e de formação de professores, entre outras, de tal forma que muitos trabalhos já são considerados referência no país por estudiosos consagrados.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Glauber Lima Moreira é Doutor em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona. É Mestre em Linguística Aplicada e Licenciado em Letras Português e Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor de espanhol no curso de Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Lexicologia e Lexicografia. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino / aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo – EITUR / UFPI e Lexicologia, Terminologia e Ensino – Letens/UECE.
Email: glauberlimamoreira@hotmail.com

Valdecy de Oliveira Pontes é professor adjunto IV da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Curso de Letras Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). É Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, pós-doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (Sociolinle, CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução, Funcionalismo e Ensino (Trafe, CNPq). Email: valdecy.pontes@ufc.br

ISBN: 978-65-86089-55-4
Páginas: 472
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2021

Contato