Fale Conosco

O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE FROMAÇÃO DE PROFESSORES

R$ 118,00
Em até 3x de R$ 39,33 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 118,00 sem jurosR$ 118,00
2x de R$ 59,00 sem jurosR$ 118,00
3x de R$ 39,33 sem jurosR$ 117,99
4x de R$ 30,99 com jurosR$ 123,96
5x de R$ 25,03 com jurosR$ 125,15
6x de R$ 21,07 com jurosR$ 126,42

Para além de ser o “patinho feio” do Curso de Letras, o estágio docente é um espaço privilegiado de formação inicial de professores. Nesse contexto, numa relação dialética e conflituosa devido ao objetivo de cada envolvido, estão em jogo a universidade e a escola; o professor – formador, o professor em exercício na escola, o professor em formação e o estudante da escola Educação Básica; a teoria e a prática; a cultura do aprender e a cultura do ensinar, dosadas pelos mundos representados envolvidos, em uma atitude responsiva; as condições de trabalho dos professores e as condições de aprendizagem dos estudantes.
Na complexa interação formativa, porque complexo é o processo de desenvolvimento profissional, no nosso caso a formação de professor, um repertório formativo se constrói. Ele é alicerçado por saberes já adquiridos nas interações didáticas (Cicurel 2011), através das experiências como estudante da Educação Básica, e ressignificados nas interações formativas, através das experiências como professor em formação inicial.
Trata-se dos saberes sobre os objetos a ensinar durante o processo formativo; dos saberes sobre como ensiná-los e dos saberes que orientam a política de formação de professores. É nesse contexto que se dá o processo de letramento professoral (Leurquin 2024).

SOBRE AS ORGANIZADORAS

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora titular da Universidade Federal do Ceará. Coordena o FLAEL – Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Membro do GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada, na Anpoll. Coordenadora da Comissão Linguística Aplicada da Abralin. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa e Membro do grupo gestor da Associação Internacional de Língua Portuguesa. Pesquisadora de produtividade do CNPq. Membro do Grupo de pesquisa em rede internacional HISTEL. E-mail: HYPERLINK “mailto:eulaliaufc@gmail.com” eulaliaufc@gmail.com

Larissa Malu dos Santos é formada em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestra em Linguística Aplicada pelo Programa PPGLin (UFSC). Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada (PPGLin/UFSC) e atua como professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Santa Catarina. E-mail: HYPERLINK “mailto:larissamalu@hotmail.com” larissamalu@hotmail.com.

Ana Angélica Gondim é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Sete de Setembro; graduada em Letras (Português-Espanhol) também pela UFC. Realizou estágio pós-doutoral, como bolsista da Capes (PNPD), sob supervisão da Profa. Maria Elias Soares. É professora adjunta do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Divide a liderança do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) com a Profa. Dra. Eulália Leurquin. É membro do grupo Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL). E-mail: gondimufc@gmail.com

Maria Valdênia Falcão do Nascimento é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de língua espanhola e de prática de ensino de espanhol na Universidade Federal do Ceará, possui graduação em Letras Português e Espanhol e é líder do Grupo de Pesquisas em Representações Sociais, Discurso e Ensino – REDE (UFC/CNPq). É também membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: ensino de língua espanhola, representações sociais e formação de professores de línguas. E-mail: HYPERLINK “mailto:valdeniafalcaoufc@gmail.com” valdeniafalcaoufc@gmail.com

ISBN: 978-85-7591-823-4
Páginas: 336
Formato: 22 x 12
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024

Contato