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POSICIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NAS PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CENÁRIOS INCERTOS

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É demasiadamente complexa a investigação epistemológica sobre as pesquisas que abordam as políticas educacionais. Dentre outras razões, isso acontece devido aos diferentes interesses dos pesquisadores que, associados às suas distintas concepções de realidade, elegerão uma diversidade de métodos e formas de examiná-las. Os vários artigos desse livro compartilham a tese de que a definição de uma política educacional, como de qualquer outra política pública, é uma construção histórica, que se dá mediante a negociação de interesses e visões de mundo expressas por diferentes grupos sociais. Essa política é carregada de concepções filosóficas de homem, de sociedade, de visões de mundo que, em seu conjunto, ou vistas separadamente, sempre requerem o olhar ético por parte de quem as aborda. Em se tratando de pesquisas em políticas educacionais, a definição do método para examiná-las exige identificar, dentre outros elementos, pressupostos ideológicos, contradições e interesses antagônicos implícitos aos discursos que lhes dão origem, bem como a forma como ganham concretude no movimento dialético que as constituem. Desse ponto de vista, o conjunto dos textos do presente livro expressa a compreensão de que as políticas educacionais devem ser apreendidas como fenômenos dotados de várias dimensões e na perspectiva de sua historicidade e do desvelamento das contradições e mediações no contexto da totalidade na qual se manifestam.

(Os organizadores)

Sobre os organizadores

Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Pós-doc em Ciência, Tecnologia e Educação sob a supervisão do Prof Dr Renato Dagnino da Unicamp. Docente Pesquisadora do PPGEd – Mestrado e Doutorado da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Editora da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da Unicamp. Coordenadora adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas – GIEPES- Unicamp. Coordenadora do GEPPES SUL e da Rede Iberoamericana de Processos e Políticas de Educação Superior – RIEPPES, ambos vinculados ao GIEPES da Unicamp e sediados na Unoesc. Coordenadora da Coleção Educação da Editora Mercado de Letras. E-mail: malu04@gmail.com.

José Vieira de Sousa – Licenciado em Pedagogia e Letras, mestre em Educação e doutor em Sociologia. Professor da Universidade de Brasília, onde realiza estudos sobre avaliação, expansão, democratização e acesso à educação superior. Autor de livros e diversos capítulos de livros e artigos sobre educação superior, com ênfase em avaliação e autoavaliação institucional: concepção, metodologias e uso dos resultados. Coorganizador da Coleção Políticas Públicas de Educação, publicada pelas Editoras Autores Associados (2011, 2013 e 2014), Líber Livro (2012) e Fino Traço (2015, 2016 e 2017). Coordenador do Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos biênios 2013-2015 e 2015-2017. Membro do Conselho Fiscal da Anped no biênio 2017-2019. Pesquisador da Rede Universitas/Br – Projeto Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (OBEDUC/Capes). Avaliador ad hoc institucional e de cursos de graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Coordenador do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação de Educação Superior (GEPAES/UnB), no âmbito do qual vem coordenando pesquisas financiadas pelo CNPq acerca do tema. E-mail: sovieira1@gmail.com.

ISBN: 978-65-86089-31-8
Páginas: 452
Formato: 14 x 21cm
Altura: 14 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2021

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