RAZÃO NEOLIBERAL E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

R$ 74,00
Em até 3x de R$ 24,67 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 74,00 sem jurosR$ 74,00
2x de R$ 37,00 sem jurosR$ 74,00
3x de R$ 24,67 sem jurosR$ 74,01

“Vivemos um momento histórico complexo, porém, cheio de possibilidades, de reconstrução da educação pública brasileira, em que a esperança, a força de vontade e a organização coletiva se fazem sobremaneira necessárias. Tal processo de reconstrução perpassa por todos os níveis e modalidades educacionais, em que teremos que lidar com muita coragem com os impactos destruidores dos últimos governos, sobretudo, o de Temer e o de Bolsonaro. Sofremos golpes e impactos profundos e agora nos reerguemos em resistência e superação de concepções muito amplas de educação e formação humana que “contaminaram” as políticas educacionais, a formação de professores, as orientações curriculares, as concepções de ensino e as práticas educacionais. As ideias e ideais do neoliberalismo, do neoconservadorismo, do empreendedorismo e neotecnicismo, mais precisamente, são, talvez, as concepções que mais se entranharam no campo educacional. (…) Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) não são poucos os desafios a serem enfrentados, as políticas a serem revistas e recuperadas, as concepções a serem resgatadas e revalorizadas. (…) Não temos tempo para meias verdades (…) É preciso compromisso intelectual e político ético de todas e todos que atuam e pesquisam. (…) A obra que a leitora e o leitor têm em mãos é exatamente isso: crítica, compromisso, transformação”.

Sobre os organizadores

Josué Vidal Pereira – Licenciado em História pela Fundação Universidade do Tocantins (2001), Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia. É pesquisador do Financiamento da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos na linha de pesquisa Políticas Públicas da Educação Profissional e Tecnológica. E-mail: josue.pereira@ifg.edu.br. ORCID: 0000-0003-0210-3137.

Sebastião Cláudio Barbosa – Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Educação também pela UFG (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Interdisciplinaridade e epistemologia. Tem atuado e pesquisado, também, os seguintes temas: educação profissional, Proeja, educação pública na modalidade EJA e práticas docentes em ensino de História. Discute, a partir do materialismo histórico e dialético: felicidade (gozo social), totalidade e contradição, interdisciplinaridade, políticas públicas para a educação, formação integrada e currículo integrado, o método de Vygotsky, avaliação formativa e ética não-normativa. E-mail: sebastiao.barbosa@ifg.edu.br. ORCID: 0000-0001-9496-3454.

ISBN: 978-85-7581-808-1
Páginas: 0
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Ebook
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024

Contato