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SURDEZ – SUBJETIVIDADE EM PAUTA

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Este livro tem a pretensão de discutir as subjetividades das pessoas surdas, seus modos de constituição, relações familiares e educacionais e experiências peculiares. Refletir, compreender e analisar as suas experiências subjetivas é o foco das sete autoras, que, a partir da teoria psicanalítica, da psicologia e da antropologia, se debruçam sobre pesquisas com pessoas surdas (crianças, jovens e adultos), suas famílias e os envolvidos no processo educacional.

Entendemos que há singularidades e especificidades nos modos pelos quais uma criança surda filha de pais ouvintes desliza para a cadeia significante e se torna um ser desejante, uma vez que as experiências vivenciadas nesse núcleo familiar não ocorrem em uma língua totalmente compartilhada. Assim, há diferenças nos modos pelos quais o surdo se constitui sujeito e se insere na cultura, as quais o livro pretende abordar. As formas como a sociedade encara as mães surdas com filhos ouvintes também são tematizadas.

Sobre a organizadora

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento é Graduada em Fonoaudiologia, mestre e doutora em Educação. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora Associada do curso de Pedagogia de Faculdade de Educação da Unicamp além de ser Membro do grupo de pesquisa do CNPq: Linguagens na Diferença. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação de surdos, atuando principalmente nos temas: educação de surdos, tecnologias digitais na educação de surdos, ensino de português como segunda língua, psicanálise e educação.

Participam da coletânea:

Geraldino Alves Ferreira Netto

María Alejandra Jodar

Maria Cristina Solé

María Elena Diaz Rico

Patrícia Hernandes Chaves

Sophie Bergheimer

Este livro tem a pretensão de discutir as subjetividades das pessoas surdas, seus modos de constituição, relações familiares e educacionais e experiências peculiares. Refletir, compreender e analisar as suas experiências subjetivas é o foco das sete autoras, que, a partir da teoria psicanalítica, da psicologia e da antropologia, se debruçam sobre pesquisas com pessoas surdas (crianças, jovens e adultos), suas famílias e os envolvidos no processo educacional.

Entendemos que há singularidades e especificidades nos modos pelos quais uma criança surda filha de pais ouvintes desliza para a cadeia significante e se torna um ser desejante, uma vez que as experiências vivenciadas nesse núcleo familiar não ocorrem em uma língua totalmente compartilhada. Assim, há diferenças nos modos pelos quais o surdo se constitui sujeito e se insere na cultura, as quais o livro pretende abordar. As formas como a sociedade encara as mães surdas com filhos ouvintes também são tematizadas.

Sobre a organizadora

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento é Graduada em Fonoaudiologia, mestre e doutora em Educação. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora Associada do curso de Pedagogia de Faculdade de Educação da Unicamp além de ser Membro do grupo de pesquisa do CNPq: Linguagens na Diferença. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação de surdos, atuando principalmente nos temas: educação de surdos, tecnologias digitais na educação de surdos, ensino de português como segunda língua, psicanálise e educação.

Participam da coletânea:

Geraldino Alves Ferreira Netto

María Alejandra Jodar

Maria Cristina Solé

María Elena Diaz Rico

Patrícia Hernandes Chaves

Sophie Bergheimer

Valentina Loaiza Gaitán

Valentina Loaiza Gaitán

ISBN: 978-85-7591-715-2
Páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 14 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2023

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